10 benefícios do origami para as crianças

10 benefícios do origami para as crianças

Quem não se encanta nas dobraduras e técnicas criadas a partir de uma simples folha de papel ? O Origami é uma arte que O origami é muito mais do que fazer dobraduras! Essa arte japonesa milenar traz ainda uma série de benefícios para a molecada. Tanto que muitos educadores e pediatras recomendam essa atividade para estimular as crianças.Clique e conheça os benefícios dessa arte:

Ensinar os pequenos como fazer origami é importante porque ativa a criatividade e eles aprendem a ter dedicação e paciência enquanto suas mãos estão em contato com o papel. O origami é um passatempo divertido de confeccionar figurinhas de papel, mas ao mesmo tempo é também um desafio mental e físico para seus filhotes, que se divertem enquanto aprendem!

Confira a seguir dez razões porque toda criança deveria aprender a fazer origami. E se precisar de ajuda com as dobraduras, tem três técnicas de como fazer origami aqui no site de OMO, mostrando passo a passo como fazer uma caixinha, um balão e um peixe.

Dez benefícios do origami para as crianças:

  1. Desenvolve a coordenação das mãos e dos olhos. As crianças exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, ganhando força nos dedos e se preparando melhor para escrever.

 

  1. Estimula a concentração. A atividade exige muita atenção e foco mental, porque as dobraduras têm que ser feitas de uma forma metódica para a figurinha ficar perfeita. A criança fica concentrada na mesma atividade durante um período de tempo, o que a torna mais atenta, ajudando também no seu desempenho escolar.

 

  1. Ajuda na memória. Para dobrar bem os papeizinhos é preciso seguir as instruções, o que coloca a memória da criança à prova, já que ela tem que lembrar de todos os passos para conseguir chegar à dobradura desejada.

 

  1. Desenvolve a paciência. Há figuras mais difíceis de fazer que outras e nem sempre a confecção é boa na primeira tentativa. Os seus filhos terão que ser pacientes e aprender que de vez em quando tem que se tentar várias vezes antes de se conseguir chegar a um objetivo.

 

  1. Satisfaz emocionalmente. O origami é uma atividade prazerosa para uma criança, porque quando ela finalmente consegue fazer a figura de papel, ela se sente satisfeita por ter feito algo sozinha.

origami2

  1. Ativa a imaginação. Depois de algumas tentativas e de compreender como o origami funciona, a criança começa a dar asas à criatividade para criar as suas próprias figurinhas.

 

  1. O origami é relaxante. Os seus filhos podem relaxar com essa atividade, ficando mais calmos e menos estressados (o que também é bom para a mamãe e o papai).

 

  1. Ensina o valor do esforço e trabalho. O objetivo é confeccionar a dobradura corretamente e para isso a criança tem que se esforçar, fazendo um trabalho de precisão para chegar a esse objetivo.

 

  1. Promove o aprendizado. As crianças têm que pensar de forma lógica e matemática para realizar essa tarefa, tendo também contato com conceitos espaciais: acima, abaixo, para frente, para trás.

 

  1. Ajuda no tratamento de alguns transtornos. Muitos médicos sabem como fazer origami porque é uma atividade que também pode ajudar a tratar crianças com déficit de atenção, hiperatividade ou dislexia.

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta