Brincadeiras criativas: como incentivar o lado artístico das crianças

Brincadeiras criativas: como incentivar o lado artístico das crianças

Seja correndo atrás de uma bola, desenhando em uma folha de papel ou buscando um esconderijo, as crianças estão frequentemente desenvolvendo sua criatividade. Mais do que um ato de lazer e diversão, o brincar pode ser considerado uma atividade de aprendizado para os pequenos de todas as idades.Com as férias escolares se aproximando, muitos pais se perguntam o que podem fazer para aproveitar a energia e tempo livre das crianças e ainda assim continuar estimulando sua criatividade. Confira algumas sugestões de atividades para entreter os pequenos.

Livros
Uma ótima maneira de despertar a criatividade das crianças é coloca-las em contato com os livros. A história da hora de dormir pode ser repetida em outros momentos do dia. Que tal ir além e criar sua própria história com seus filhos? Para as crianças em fase de alfabetização, a leitura é uma atividade essencial, já que os colocará em contato novas palavras e regras gramaticais. Títulos que despertem curiosidade também podem ser essenciais para prender a atenção deles.

Desenhos e pinturas
Toda criança ama desenhar. Além de melhorar sua capacidade motora, o ato de pintar e desenhar aprofunda a visão que as crianças têm do mundo. Isso ajuda no desenvolvimento da memória, na capacidade de expressão e no interesse por artes visuais. Também é importante lembrar-se de vestir as crianças de forma mais simples para essas atividades, já que é comum que as roupas se sujem por acidente. Veja como tirar tinta de caneta da roupa aqui.

pic2

Música
Que tal colocar as crianças em contato com instrumentos musicais? Se não possuí instrumentos em casa, não há problema! A musicalidade dos pequenos pode ser desenvolvida com atividades simples como bater de latas, chocalhos ou instrumentos de brinquedo. O importante é mostrar que a música pode abrir incríveis universos e ampliar a dimensão dos sentidos.

Brincadeiras gastronômicas e ecológicas
As crianças são naturalmente curiosas.  Aproveitando desse interesse, que tal mostrar como as comidas são preparadas? Isso pode aumentar o interesse deles por provar diferentes pratos, e incentivar uma relação mais harmoniosa com os alimentos e até culturas diferentes.

Outras tarefas que sempre despertam o interesse dos pequenos são aquelas ligadas à jardinagem e cultivo. Que tal plantar aquele pequeno pé de feijão no copinho com algodão? Ou podar algumas flores, brincando com a terra e entendendo os processos da natureza. Esse pode ser um ótimo momento para mostrar ao seu pequeno jardineiro como as plantas e árvores são plantadas e criadas, com o auxílio do sol, chuva e nutrientes da terra.

Brincadeiras de adivinhação e teatro
Crianças também adoram imaginar universos paralelos ou brincar de super-heróis, princesas e jogadores de futebol. Que tal incentivar esse lado com criatividade? Uma peça de teatro criada, ensaiada e encenada para o resto da família pode desenvolver neles a capacidade de contar uma história com começo, meio e fim. Jogos de adivinhação também podem contribuir para a criatividade, incentivando palpites e ideias que ultrapassem o universo do dia a dia.

Durante essas brincadeiras, é sempre bom lembrar-se de vestir as crianças com roupas comuns, já que inevitavelmente algumas manchas de terra, tinta e alimentos podem cair nas vestimentas. Por isso é bom saber de antemão como tirar tinta de caneta da roupa e outras manchas comuns na criançada.

E agora é hora de começar as brincadeiras e deixar a imaginação fluir!

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta