Cuidando da imunidade das crianças no Litoral

Cuidando da imunidade das crianças no Litoral

Cada ano que passe parece que o inverno no litoral é mais úmido! Essa época as doenças respiratórias chegam com tudo e prevenir é o que nós mães precisamos fazer. Clique no link e veja algumas dicas de evitar os famosos “ites” que chegam com o frio.

É só virar o tempo que nós mães já tiramos todos os agasalhos, cobertos, calças e moletons do armário para as crianças, em Santos particularmente frio está quase sempre relacionado a chuva. As temperaturas baixas fazem com que os pequenos tenham coriza, tosse e espirros são os primeiros sinais que podem vir algo mais sério se não forem cuidados.

No inverno existe uma maior concentração de pessoas em locais fechados, mais choque térmico (alguém me explica esse verão –  em junho?) a poluição aumenta, o ar fica seco e as vias áreas ficam irritadas. O resultado é o organismo exposto a gripes, resfriados e ao desencadeamento de males como bronquite,   rinite, asma e alergias.

Vacinação

As crianças com idade a partir dos seis meses de idade já estão liberadas para receber a vacina contra o vírus influenza (o causador da gripe), que atinge principalmente, crianças e idosos. Segundo estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os casos de complicações respiratórias, como pneumonia, aumentaram entre crianças de seis meses a 5 anos de idade.

 No Brasil, o período do ano ideal para receber a vacina é por volta dos meses de abril e maio. Assim, a criança fica protegida desde o início do inverno. As policlinas da região e algumas clinicas particulares é possível encontrar a vacina. A dose deve ser renovada a cada ano.

Efeito Dominó na escola

É quase inevitável essa situação no ambiente escolar, bastou um da classe com resfriado para que a sala toda acabe pegando o vírus. Aí a grande dica é  cobrar o cuidado redobrado de professores e funcionários no lugar onde a criança passa a maior parte do tempo. Faz uma baita diferença ações higiênicas como lavar bem as mãos, lavar objetos, como pratos, talheres, roupas e brinquedos, que são compartilhados, além de manter o local minimamente ventilado.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Boa Alimentação

Essa serve para tudo! Se alimentar bem deve estar na rotina das famílias, principalmente da garotada. A proteína (das carnes, ovos e queijos) e as vitaminas (das frutas, legumes e verduras) não podem faltar no prato. A alimentação deve ser rica e balanceada o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico das crianças.

Liquido Sempre

Outro detalhe que faz toda a diferença é a ingestão minima de líquidos por dia e vale tudo: água, sucos, chá, água de coco! O liquido faz com que o corpo das crianças fiquem hidratados, além de deixar as vias nasais umedecidas e evitar as irritações provocadas pelo clima muito seco dos dias frios.

Anti Mofo

Por aqui, com uns meses antes do inverno chegar eu já começo a retirar tudo de frio e lavar: além de tirar o cheiro de guardado, com o tempo quente o sol elimina os possíveis ácaros e fungos que ficam nas roupas e podem atacar o sistema alérgico, além da poeira que é terrível!

No mercado é fácil encontrar produtos para os armários anti mofo, mais se você quiser experimentar uma dica caseira, segue uma receita bem simples que pode auxiliar a retirar essas manchas:

Misture um pouco de suco de limão e sal, até formar uma solução. Aplique em cima do mofo. Espere secar e lave normalmente. Importante: não misture a roupa manchada de mofo com outras peças.

Fique quentinho

Essa é a melhor dica na minha opinião! Abuse das peças e fique quentinho sempre.O inverno é a época para nos agasalhar portanto: corpo aquecido é corpo protegido. Evite deixar os pés descalços no chão frio, cabelo molhado ao vento e pouco agasalho nos dias frios nem pensar.

Sabe a velha história da mãe super protetora? Coloque um gorro no filhote antes de sair ao relento pode ser a solução para evitar  um possível resfriado afinal na hora do “vamos ver” é para a mãe que sobra passar as noites em claro cuidando da cria!

As mães de recém nascidos é super importante  certifique-se que a água na hora do banho está quentinha e que não há correntes de ar frio no local para evitar choque térmico.

No mais, é aproveitar o que de bom essa época tem a nos oferecer! Bom inverno com saúde a todas nós! <3

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta