Dança Inclusiva para crianças no Casarão Santa Cruz

Dança Inclusiva para crianças no Casarão Santa Cruz
Já ouviu falar de Dança Inclusiva? Sim é a prática de dança para crianças com necessidades especiais, que trás benefícios psicomotores, cognitivos, emocionais e sócio-culturais inerentes a esta forma de arte, a dança para pessoas portadoras de necessidades especiais, pode ser uma forte aliada de inclusão social, especialmente quando vivenciada em espaços onde a diversidade humana é a principal característica. Quer conhecer mais sobre essa prática? É só clicar!

Com o objetivo principal de integrar seres humanos por meio da arte da dança, a dança inclusiva surgiu para oferecer a convivência do grupo. Promovendo uma constante re-avaliação de valores, crenças e atitudes  pessoais e sociais em relação à deficiência, às semelhanças e diferenças humanas. A proposta da DANÇA INCLUSIVA é oferecer meios que permitam que TODOS façam dança, sendo o foco principal a capacidade e, não a limitação.
Conversei com a Paula D’Albuquerque, arte-educadora com especialização em dança. Paula dá aulas no Casarão Santa Cruz  Espaço de Arte estudou dança inclusiva com o coreógrafo norte-americano Alito Alessi, criador do método Danceability. Esse método  parte do pressuposto que todos temos corpos, entendimentos e possibilidades diferentes e propõe um caminho de descobertas das habilidades que cada pessoa tem na dança. Também tenho experiência em sala de aula (professora da rede pública) e também sou atriz. Nesse curso, misturo um pouco de cada vivência: Danceability, dança contemporânea, jogos teatrais e ritmos brasileiros.
dança1
É muito comum algumas pessoas terem vontade de dançar, mais por alguma dificuldade acabam tendo vergonha e se desencorajando. As crianças naturalmente tem alegria em seus coros, e muita vontade de expressar-se. A dança inclusiva é um espaço onde todos podem se expressar livremente, criar novas comunicações através do corpo e ultrapassar suas barreiras e limitações.
Exibindo dancein2.jpgExibindo dancein2.jpgOs benefícios são inúmeros, mas principalmente a socialização. Também propicia o despertar da criatividade e aumento da autoestima, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio. A parte de concentração é muito estimulada durante os exercícios, o que favorece não só o desenvolvimento pessoal mas também auxilia pedagogicamente, refletindo diretamente na aprendizagem escolar.
 
O Casarão Santa Cruz Espaço de Arte fica na Rua Almeida de Morais 45 em Santos. Mais info  2202-8595
,
 

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta