Férias Escolares, tempo de brincar

Férias Escolares, tempo de brincar

Estamos estreando uma nova colunista em psicologia que nos auxiliará nas questões comportamentais da vida materna, a Bruna Szegedi é mais uma das novidades para 2016 no blog. O tema escolhido para lançamento é a importância das férias escolares para as crianças, confira porque é fundamental essa pausa na rotina da garotada

Entramos no mês de janeiro, últimos momentos das férias escolares, mas ainda há tempo para refletirmos sobre o valor desta pausa.

O período de afastamento das atividades escolares é muito importante para reorganização do pensamento, após receber tantos estímulos. Uma etapa foi concluída e chegou o momento de descanso e brincadeira.

O brincar é natural para a criança e fundamental para que ela desenvolva seus aspectos físicos, psicológicos, cognitivos e sociais. Ao brincar é possível experimentar o prazer, expressar sentimentos, aprender e constituir a identidade. É através da brincadeira que a criança descobre o mundo.

É hora de descansar e descontrair. No entanto, atentando ao cuidado para que, embora os horários possam ser mais flexíveis, as rotinas de sono e alimentação não sejam completamente desreguladas e para que a criança não dedique tempo excessivo as brincadeiras tecnológicas. Existe muita coisa além dos tablets e videogames; é importante estabelecer um limite para essas atividades.  Procure compartilhar o tempo com a criança, resgatando e ensinando brincadeiras antigas e proporcionar atividades ao ar livre, como idas à praia ou ao parque, fazer um piquenique, ir ao cinema ou a shows específicos para o público infantil. Também é fundamental dar espaço para a brincadeira livre, criada pela própria criança e sem pretensões educativas.

brincar_brincadeiraEmbora seja um período conturbado para muitas famílias, pela logística de cuidados com as crianças e, muitas vezes, pelo comprometimento do orçamento familiar; é fundamental estreitar os vínculos e buscar um momento prazeroso de diversão e amor em família. É uma grande oportunidade para dedicar um tempo para brincar com o seu filho e assim conhece-lo melhor. Descubra o que ele gostaria de fazer nos períodos em que o tempo livre coincide.

 Em muitos casos, não é possível aproveitar integralmente o período de férias ao lado dos filhos, mas os pais podem investir na qualidade do tempo compartilhado. O que as crianças mais valorizam e guardam em suas memórias é a companhia e o afeto. As férias ideais são aquelas ajustadas, com muita criatividade e carinho, ao orçamento e às possibilidades da família.

Aproveitem as férias! O tempo passa muito rápido…

Texto por: Psicóloga Bruna Szegedi Paes Lyra. CRP:06/89325 .

Especialista em Psicologia e Saúde pela PUC- SP. Atua como psicóloga clínica em Santos, atendendo gestantes, crianças e adultos.

Contato: bruna.szegedi@gmail.com

              (13)99645-6758

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta