Lancheira saudável: uma aliada ao combate da obesidade infantil

Lancheira saudável: uma aliada ao combate da obesidade infantil

A procura por escola, livros, papelaria e uniforme para volta às aulas já começou. São tantos detalhes para se preocupar com a volta da rotina escolar que um item pode passar desapercebido e é muito importante na rotina da criança: a lancheira! Eu confesso que as vezes fico sem criatividade para montar o lanche da minha dupla e uma das novidades desse ano no blog, é o acompanhamento da nutricionista Amanda Mendes Demigio que montou sugestões bem deliciosas e nutritivas para a vida escolar da garotada.

A obesidade infantil é , segundo a  Organização Mundial de Saúde , um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI , sobre tudo nos chamados países em desenvolvimento. Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo mundo , dos quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento .

A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividades físicas, além de fatores biológicos , comportamentais e psicológicos. No Brasil ,em 2010 o índice de obesidade infantil já era de  quase  40% segundo dados estatísticos, sendo um índice muito alto e preocupante para a saúde pública.   No Brasil esses números  tendem a crescer se não houver orientação adequada.

O que será que está acontecendo com a criançada brasileira ? O que mudou nos últimos tempos e como anda a alimentação dos nossos pequenos ? Visto que, a criança não responde pelos seus atos , não se auto controla perante situações de confronto, não governa os impulsos, sendo totalmente dependente dos pais, principalmente em relação a escolha dos alimentos , baseado nessas afirmações qual seria a pergunta correta a fazer ao público ?

Certamente seria : Como anda a alimentação no lar e o que tem alimentado as famílias?

Com certeza as escolhas diárias tem sido bem erradas , e o que tem revelado isso , é o alto índice de sobrepeso e obesidade, que cada vez mais cresce no nosso país. O impacto da mídia, as propagandas enganosas , cada vez mais atrativas e apelativas faz crescer o desejo dos pequeninos a tudo aquilo que não satisfaz verdadeiramente , não nutri , não alimenta  e o que é ainda pior , pode causar vários tipos de doenças a medida que são consumidos pelo seus altos  níveis de açúcar e sódio, sem contar os corantes e conservantes.

Infelizmente , a comida de verdade saiu da mesa dos brasileiros , e entrou em cena a comida artificial , ditada como prática , acessível , pronta. A comida que eu chamo de artificial , é aquela , que apesar do aparente sabor , possui zero de nutrientes , do qual não vai proporcionar nada a criança , ou seja , nenhum benefício ao corpo.São alimentos que são  caprichados em sabor , que também são  produzidos em  meios artificiais nas  indústrias , geralmente ricos em calorias , açucarados e gordurosos , e para quem não sabe , todo tipo de gordura oferece muito sabor , por isso , o que geralmente faz com que crianças ganhem peso , sempre é bem saboroso.

A acessibilidade , a praticidade e a facilidade com que esses alimentos são encontrados  em lojas e supermercados faz crescer ainda mais o consumo , pois acredito que todos prefiram comida de qualidade e a falta de tempo dificulta essa escolha , mas o maior problema é que a criança acaba sendo a maior prejudicada , pois  além de dependente em suas escolhas ,ela  necessita de nutrientes que são essenciais para o seu desenvolvimento e crescimento , sendo necessário um aporte calórico e nutricional adequado.Então , quando não há por parte dos pais uma conscientização que a criança precisa de alimentos saudáveis , e que esses se fazem necessário na fase em que ela se encontra, fica muito difícil poder ajudar .frutas

Os pais devem sempre oferecer opções variadas de  alimentos e sempre que possível buscar ajuda de um profissional , estando sempre de olho no que os seus pequeninos estão comendo , tanto em casa , com na rua , academias , nos clubes e na escola.Aliás , o que o seu filho tem levado na lancheira escolar?

Você sabia que a lancheira saudável tem ajudado pais e nutricionistas no combate a obesidade ?

Vivemos em país tropical , cheio de variedades , frutas da época , frescas , saborosas e suculentas. A fruta além de ser uma boa opção de vitaminas e fibras , ela fica muito bem conservada em bolsas térmicas .Já os sucos de frutas naturais , são excelentes nessa época do ano , pois hidratam e oferecem aporte calórico e nutricional adequado , não deve ser açucarado de maneira nenhuma e para não perder todos os nutrientes, o ideal sempre é colocá-lo em uma garrafa térmica boa.

A água de coco também cai bem na lancheira , excelente fonte de fibras , ótimo para reposição de eletrólitos , também regula o processo de digestão e diminui a chance de refluxos , além de manter sensação de saciedade por mais tempo , o que é ótimo para diminuir a vontade por doces e guloseimas .Então , esse ano capriche na alimentação do seu filho , deixe a lancheira bem atrativa , ele conta com você.

Aí vai algumas dicas de lancheiras saudáveis :

LANCHEIRA 1

Biscoitos polvilhos com sementes

1 garrafinha  de 20ml de suco de uva integral ( 100% natural )

Pedacinhos de abacaxi

LANCHEIRA 2

Bisnaga integral

1 fatia de queijo branco com orégano

Pedacinhos de tomate cereja

1 garrafinha de 200ml de suco de laranja

LANCHEIRA 3

1 pão de forma integral com requeijão

1 garrafinha de 200ml de suco de morango

1 porção de cenourinhas

LANCHEIRA 4

Salada de frutas com aveia

2 castanhas do pará

1 garrafinha de 200ml de água de coco

LANCHEIRA 5

1 copo de iogurte natural

1 porção de morangos e banana

1 col de aveia

LANCHEIRA 6

1 porção de biscoitos integrais com patê de grão de bico

1 garrafinha de 200ml de suco de goiaba

4 gominhos de tangerina

LANCHEIRA 7

1 pedaço de bolo de cenoura e aveia

1 garrafinha de 200ml de suco de melancia

3 castanhas de cajú

 

EVITE :

Biscoitos recheados , guloseimas , balas e chicletes , frituras , embutidos como presunto , mortadela , salsichas , manteigas e margarinas , sucos de caixinha , inclusive aqueles que dizem no rótulo que é adoçado com a própria fruta , ou seja , eles misturam frutose , que também é açúcar (fruta ) e ainda sofre processos químicos.

O importante é oferecer a criança uma alimentação saudável e balanceada em casa  , cultivar bons hábitos e dar o exemplo como pais, que seguem  também essa rotina tão importante para a saúde de todos.

Observação:

Você pode contar com algumas empresas que oferecem produtos de qualidade , tipo bolachinhas e pãezinhos integrais.

Texto de Amanda Mendes Demigio – CRN 20318

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta