Lixo´s Brinquedos cria peças com material reciclado

Lixo´s Brinquedos cria peças com material reciclado

O pai Ricardo Ratto é dos meus! O pedido da filha que queria um brinquedo diferente de natal em 2013, foi o start para uma ideia: criou um joguinho a partir de peças recicladas para presenteá-la que além de ser um presente super original, ele mandou o recado: dá pra brincar com quase tudo que se encontra por ai! Confira essa história fantástica sobre as criações a partir do lixo. 

Ricardo, que é formado em História,  tem reaproveitado o lixo e material reciclado como matéria prima para construir brinquedos. O trabalho de transformar lixo em arte começou há pouco mais de um ano e a intenção é que o hobby se torne uma atividade profissional. “Desde então não consegui mais enxergar lixo no lixo. Ideias para diversos brinquedos reciclados começaram a surgir em minha cabeça. Com isso, além de enxergar a oportunidade de trabalhar fazendo algo que me desse prazer, passei a sentir obrigação moral em executar as ideias, dada as possibilidades educativas do trabalho e a urgência em estabelecermos uma relação mais harmoniosa com a natureza”.

20150225_145033

Sinuca

Em seu ateliê aqui em Santos, há das mais variadas peças:  saco de rolhas, tampinhas de garrafa pet (que precisam ser higienizadas em  uma solução com água e álcool, além de potinhos de danone, iogurte e várias latas de todos os tamanhos. Tudo vira alguma peça ou brinquedo, Ricardo executa tudo: ideia, criação, finalização!

Fui conhecer seu espaço e a ideia do ‘Lixo’s Brinquedos’, nome dado por ele, o objetivo  é mostrar que é possível criar brinquedos e ser sustentável ao mesmo tempo. Entre as mais de 15 peças criadas a que mais nos chamou a atenção (minha e da Angela) foi a “Lixerama” que nada mais é do que o famoso  pinball de fliperama.

20150225_142457

Lixerama – pinball do fliperama

 

Ricardo tem um olhar muito bacana não só para o “lixo” e conta que o objetivo do seu trabalho é promover a educação ambiental nas famílias,além de trabalhar a interação pais e filhos “Com esse trabalho pretendo promover  educação ambiental de forma leve e descontraída, chamar atenção para as pessoas para o problema do lixo, e ajudá-las a enxergar diferentes possibilidades da reciclagem. Importante também é promover a integração entre as pessoas e sobretudo entre pais e filhos, daí o resgate de jogos “antigos”, em geral bastante favoráveis a essa integração.”

Para quem se interessou em conhecer mais o projeto “Lixo´s Brinquedos” tem a página no facebook.

Em breve o blog e o projeto serão parceiros e realizaremos oficinas de confecções de brinquedos as famílias santistas. É uma proposta bem bacana e diferente, fazendo que os pais possam ter um momento de lazer com seus filhos, brincadeiras simples sem grandes recursos  e com grande valor para os pequenos. Aguardem mais novidades por aí!

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta