PARE e PENSE: você está sendo o exemplo na hora da alimentação?

PARE e PENSE: você está sendo o exemplo na hora da alimentação?

Hoje na coluna quinzenal da nutri Raíssa Barragam, vamos  falar de algo que sim deve ser pensado e muito por nós na hora de exigir algo dos nosso filhos: o exemplo! Confira as dicas que sim devemos praticar sempre, alias comer bem é algo prazeroso e muito importante para a saúde.

Nesse mundo corrido dos dias de hoje, parar e fazer uma refeição em família se tornou um momento raro.
Agora reflita: as crianças estão se alimentando mal, com muitos alimentos industrializados, nada de fibras, nutrientes e muito menos os verdinhos inimigos dos pratos, faz algum sentido agora?

Muito dificilmente as crianças terão uma alimentação saudável se o cuidador come MAL!
Do que adianta proibir tomar refrigerantes se você bebe diariamente?
Quantas porções de frutas você come ao dia?
Quantas vezes você chamou a criança para te ajudar na cozinha e montar o próprio pratinho?
A melhor forma de se tornar um bom exemplo é escolher alimentos saudáveis, realizar as refeições a mesa, evitar fast-food e pratos e comidas prontas e nunca, mas NUNCA usar guloseimas para “presentear” as crianças pelo bom comportamento.

➯RISCOS: a obesidade já é considerada uma doença e ocorre devido a interação de fatores genéticos, ambientais e dietéticos: quantidades e qualidades. O comportamento dos cuidadores durante a alimentação dos filhos está associado à obesidade na infância. Isso é bastante relevante pois o comportamento alimentar de uma pessoa é formado exatamente durante esta fase.

Toda criança apresenta uma autorregulação interna de ingestão de alimentos que controla a fome e a saciedade. Muitos pais interferem neste processo ao pressionarem os filhos a comerem quando já estão saciados. Isso impede as crianças de exercerem o próprio autocontrole.

➯É BOM LEMBRAR: ofereça o alimento entre 12 a 15 vezes até a criança decidir experimentá-lo. Mas isso deve ser feito apenas oferecendo e nunca pressionando para a criança comer!


Nutricionista Raisa Barragam
Especialista em Nutrição Clínica e Ambulatorial
CRN 3 40394

Sobre o Autor

Thais Oliveira Santos

Jornalista de profissão, sagitariana nata, otimista sempre.De todas as coisas que eu gosto, escrever está entre as 5 melhores. Ser mãe me mostrou uma pluralidade incrível e uma tolerância notável. De tudo que passei, não mudaria nada pra chegar até aqui.

Sem Comentários

Deixe uma resposta